top of page
Buscar
  • lilianpereira

TOXICAM apresenta uma das suas linhas de pesquisa no Mutagen 2019 em Bento Gonçalves/RS.

A pressão ético-social sobre a comunidade científica mundial para seguir o princípio dos 3R (substituição, redução e refinamento), postulado por Russell e Burch em 1959, está estimulando mudanças nos testes de diferentes áreas de pesquisa e práticas industriais, especialmente para avaliação de perigo e risco de produtos químicos. Neste contexto, a doutoranda Thania Rios Rossi Lima ministrou o curso " OVERCOMING CHALLENGES WITH DIFFERENT CELL CULTURES IN 3D" no Mutagen 2019 - XIV Congresso da Associação Brasileira de Mutagênese e Genômica Ambiental que ocorreu em Bento Gonçalves/RS entre os dias 03 a 06 de Junho.


Durante o curso, Thania teve a oportunidade de compartilhar com os ouvintes sua experiência com cultura celular em monocamada e em tridimensional, bem como apresentar seus resultados prévios do doutoramento sob orientação da Profa. Dra. Lílian Cristina Pereira pelo Programa de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/UNESP.

Para Thania "Embora ainda seja considerado um método tradicional, a cultura de células em modelo monocamada tem muitas limitações. Assim, com a necessidade de desenvolvimento de métodos com maior previsibilidade e confiabilidade, emergem modelos de cultura tridimensionais (3D) que mimetizam as interações célula-célula e matriz extracelular-célula que ocorrem no organismo humano".

5 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page